Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Espelho Meu

Espelho Meu

Métodos de Estudo | Regresso às Aulas #5

E da saga Regresso às Aulas, hoje trago-vos o Método de Estudo que funciona melhor comigo e que acho que pode ajudar-vos a ter melhores resultados.

 

1. Ter atenção às aulas - Em primeiro lugar acho essencial estar atendo às aulas, claro que há SEMPRE aquela disciplina ou cadeira que vocês gostam menos e que faz com que a vossa atenção esteja mais focada na conversa da mesa do lado ou nos riscos que estão a fazer no caderno, mas acreditem que estar com atenção às aulas é meio caminho para chegarem a casa e perceberem a matéria.

 

2. Sublinhar - Tanto nas aulas como em casa, durante o vosso estudo, há sempre aquelas frases que são super importantes e por isso é preciso dar-lhes algum destaque com os vossos marcadores.

 

3. Rever a matéria do dia - Depois das aulas, seria bom rever a matéria dada no próprio dia. Assim, conseguem  também perceber quais são as dúvidas que ainda têm sobre o que vos foi explicado.

 

4. Fazer resumos - Esta é provavelmente a parte mais importante do vosso estudo! Podem fazê-lo de duas maneiras: ou fazem um resumo diário ao mesmo tempo em que revêm a matéria e no fim conseguem juntar todos os resumos que vos ajudarão a estudar para o teste ou exame (e isto facilita-vos bastante, acreditem); ou por outro lado, na altura antes das avaliações fazem os resumos de tudo (dependendo dos dias antes que querem começar a estudar). Inicialmente, eu fazia sempre os meus resumos diariamente, mas para vos ser sincera quando chegava aquela altura em que tinha imensos trabalhos, acabava por "deixar andar" e acabava por ter que acabá-los antes dos testes.

 

5. Fazer exercícios - Para completar o estudo, acho bastante importante fazer vários exercícios sobre toda a matéria. Desta maneira, estão possivelmente a resolver questões idênticas às que vão sair no teste e por outro lado, verificam quais são as dúvidas que ainda têm.

 

6. Fazer pequenas pausas - É muito importante fazer pausas entre o estudo. Não adianta estarem horas amarrados à secretária e aos livros porque isto acaba por fazer com que se cansem mais rápido e com que captem menos a matéria. É necessário estipular, por exemplo 2 horas de estudo e uma pausa de 10 ou 15 minutos para comer qualquer coisa e esticar um bocado as pernas porque ao fim deste tempo todo eu já não sinto! Podem também intervalar com disciplinas diferentes.

 

E pronto este era o método que funcionava melhor comigo, o que não quer dizer que seja o que funcione melhor com vocês. Podem sempre exprimentá-lo e adaptá-lo, criando assim o vosso próprio método de estudo!

Boa sorte!!

 

8 comentários

Comentar post