Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Espelho Meu

Espelho Meu

Como sobreviver aos exames!?

IMG_20180124_224141_950.jpg

 

A época dos exames é a pior altura para qualquer estudante da faculdade. Para "sobreviver" a estas semanas é necessário estabelecer algumas regras, gerir bem o tempo e não desesperar! E para que isto aconteça há algumas dicas que podemos (e devemos) seguir:

  1. Concentração
    Ter o telemóvel constantemente a receber notificações de mensagens ou das redes sociais é meio caminho para me distrair. Durante as horas de estudo, colocar o telemóvel no silêncio e desligar a Internet é uma boa solução. Nesta época em que quero estar mesmo concentrada, por vezes opto mesmo por colocar o telemóvel em modo voo. telemóvel

  2. Estudar várias disciplinas no mesmo dia:
    De acordo com a minha experiência, estudar a mesma disciplina durante todo o dia não é tão rentável. Prefiro optar por estudar várias disciplinas para que o meu cérebro não se canse tanto de estudar a mesma coisa durante horas seguidas.

  3. Fazer pausas
    Estudar durante horas e horas sem fazer qualquer pausa na minha opinião não é tão rentável. Se eu estiver mais do que uma hora seguida começo a ficar bastante inquieta e desconcentrada. Assim, controlo sempre as horas para que de hora a hora me possa levantar e ir buscar qualquer coisa para comer ou para dar uma vista de olhos nas redes sociais durante uns 5 minutos. Acreditem, isto é um grande incentivo!

  4. Estabelecer metas
    Um grande incentivo para mim é estabelecer metas até ao fim do dia. Para isto, divido a quantidade de matéria que tenho de estudar naquele dia. Quando chego ao fim, sinto que cumpri o meu dever e acabo por me sentir também mais calma.

  5. Debitar a matéria em voz alta
    Um dos meus truques é explicar a matéria em voz alta, como se a estivesse a explicar a alguém. Ajuda-me a perceber se já estou mais à vontade ou não com aquilo que acabei de estudar.

  6. Dormir bem
    Eu não sou de todo daquelas pessoas que conseguem ficar até de madrugada a estudar tudo de seguida. Para mim isto não rende porque quando estou cansada o meu nível de concentração é muito menor. Prefiro ter uma boa noite de sono e acordar mais cedo no dia seguinte.

  7. Vitaminas/ suplementos
    Depois de todo o cansaço acumulado ao longo do semestre a época pior aproxima-se: exames e mais exames! Nesta altura acho muito importante tomar umas vitaminas ou uns suplementos que tenham efeito nas ações e funções do nosso cérebro, bem como no nosso bem estar.

2 comentários

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

Subscreve-me

Blogs Portugal